Imagem 1: mães e responsáveis pelos alunos atendidos na oficina de crochê e tricô
O projeto “Atendimento individual aos familiares das pessoas com autismo: fortalecendo vínculos, garantindo direitos” foi implementado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados – AAGD.
A organização surgiu, de forma estatutária, em 2010, mas suas atividades tiveram início antes, quando 4 famílias se reuniram para promover rodas de conversa para trocar experiência e buscar informações sobre como educar crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista – TEA, bem como conscientizar a sociedade e amenizar preconceitos.
Em 2017, surgiu o projeto de atendimento individual, realizado por uma equipe multidisciplinar, e que oferece diversas atividades para as crianças atendidas e suas famílias. Os atendimentos são voltados para terapias comportamentais e convívio em grupo para as pessoas com autismo. Já os familiares, recebem orientações sobre como continuar as atividades em casa, como estabelecer uma rotina para incentivar a autonomia da pessoa autista e orientações a respeito das leis que garantem os seus direitos.
Recentemente, após o projeto ter recebido apoio pelo Edital Fundo Nossa Parte Pelo Todo 2021, foram iniciadas as Oficinas de Crochê e Tricô para as mães ou responsáveis pelos alunos atendidos. As oficinas ganharam grande relevância dentro da organização, uma vez que, além de proporcionarem um momento de aprendizado, descontração e troca de experiências entre as participantes, muitas mães passaram a utilizar os aprendizados para gerarem uma nova fonte de renda para a família.
No mês de setembro, foi organizada uma exposição das peças produzidas pelas mães da oficina, chamada “As crocheteiras da AAGD fazendo arte com barbantes”.
Nas redes sociais da AAGD, é possível encontrar diversos relatos das participantes, contando como essa iniciativa tem sido transformadora em suas vidas. Esse é apenas um, dos cinquenta projetos que estão sendo desenvolvidos com apoio do Instituto BRF!