Imagem 1: famílias aguardando a entrega de cestas básicas
Este projeto, que leva o nome de “Solidariedade”, atua em atendimentos emergenciais às famílias em situação de vulnerabilidade que são mapeadas pela instituição. A maioria dos atendidos é composta por famílias de migrantes e imigrantes que chegam no município em situação de rua e insegurança alimentar. A outra parte são pessoas do município que estão desempregadas e/ou passaram por grandes perdas geradas por catástrofes ambientais na região.
O apoio se dá pelo acompanhamento de, aproximadamente, 200 famílias por mês durante 3 meses, tempo estimado pela organização para que elas consigam se estabilizar e se estruturar melhor, de modo a permitir o apoio da organização a outras pessoas.
A organização executora, Cáritas Brasileira - Unidade de Videira/SC, atua desde 2018 no município e capta seu recurso, principalmente, de pessoas físicas, por meio de doações – o que representa uma fonte estável de recursos. Neste sentido, o apoio do Instituto BRF por meio do do Edital Fundo Nossa Parte Pelo Todo 2021 foi importante para seguirem com o atendimento.
De acordo com a responsável pelo projeto, Zenir, antes de o projeto ser aprovado no edital, distribuíam cerca de 30 senhas de acesso ao projeto. Agora, aumentaram para até 80 senhas.