IBRF

Projeto de Uberlândia/MG promove profissionalização e geração de renda

  • Publicado em: 26 de maio de 2022
  • Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
Ação Moradia

Imagem 1: aluna do curso de estética e beleza do Ação Qualifica

O projeto “Ação Qualifica” oferece cursos profissionalizantes na área de estética e beleza, sendo uma das iniciativas da organização “Ação Moradia”, de Uberlândia, em Minas Gerais. Seu foco é promover a inserção ao mercado de trabalho, apostando na qualificação como ferramenta de transformação social.

Ação Moradia

As atividades do projeto tiveram início em 2006, por iniciativa de uma voluntária que dava aulas de corte e cabelo, com o apoio do Instituto BRF, ele foi impulsionado, especialmente em termos de estruturação, pois puderam melhorar o espaço de realização do curso.

Por meio dele, são oferecidos gratuitamente cursos de cabelereiro básico e intermediário, design de sobrancelha, barbearia, manicure e pedicure e alongamento de unha, que ocorrem de segunda a quinta-feira na organização, com 100 alunos em situação de vulnerabilidade, sendo a maioria mulheres.

Imagem 2: alunas e instrutora em aula do projeto Ação Qualifica

O “Ação Qualifica” também conta com a parceria do Grupo ReConquista, que é um projeto da empresa Stone Pagamentos, do Instituto Philantropia e do Banco da Providência.

De forma complementar, também são realizadas aulas especiais, que englobam noções de empreendedorismo, desenvolvimento humano (habilidades socioemocionais). No final de abril, em parceria com a Mediação de Conflitos de Minas Gerais, por exemplo, os participantes tiveram uma aula que buscou trabalhar as diversas ações para as soluções de conflitos de problemas que podem surgir no ambiente de trabalho, como um cliente que se recusa a realizar o pagamento do serviço, ou um concorrente que se apropria da ideia do estabelecimento da pessoa.

A equipe do projeto, composta apenas por mulheres, é um dos 50 projetos apoiados pelo Instituto BRF por meio do Edital Fundo
Nossa Parte Pelo Todo 2021.