IBRF

Música popular e erudita como
estímulo ao retorno às aulas

  • Publicado em: 09 de agosto de 2022
  • Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
Projeto Prefeitura de Lajeado

Imagem 1: aula de instrumento de sopro

O projeto “Educação Musical Online” propõe realizar aulas musicais online para crianças e jovens. Existe há 10 anos e, além de ofertar aulas musicais online para mais de 400 crianças e jovens, conta com aulas presenciais de musicalização para crianças de 6 a 10 anos e de instrumentos de orquestras, como os de cordas, sopros, metais e percussão.

Os cursos para adolescentes têm foco voltado para o mercado de trabalho musical e o público atendido é composto por estudantes de escola pública dos bairros em maior situação de vulnerabilidade social de Nova Mutum.

Um dos diferenciais da proposta são os arranjos musicais dos concertos do projeto, que são feitos exclusivamente para a escola, promovendo um dialogando da tradução europeia com a cultura popular local, por meio da inserção da viola caipira, cantos populares e aspectos da cultura gaúcha.

Projeto Prefeitura de Lajeado

A organização aponta que, com o apoio do Instituto BRF, estão conseguindo qualificar os professores e estruturar a oferta de aulas online uma vez que, durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, não possuíam estrutura. Mesmo após o momento de isolamento, notaram uma grande evasão escolar e perda de interesse dos alunos por conta de dificuldades financeiras e evasão escolar.

Buscando resgatar este público, investem na qualificação de sua equipe: destacam que os professores da escola receberam duas formações, uma com reflexões sobre os desafios

Imagem 2: Formação sobre desafios e as oportunidades do ensino de artes presencial e online para
crianças com deficiência

e as oportunidades do ensino de artes presencial e online para crianças com deficiência, com o objetivo de quebrar paradigmas no ensino diário para crianças e jovens com deficiência, colocar os professores dentro da realidade desses alunos e outra formação sobre planejamento, organização e postura em sala de aula, capacitando mais ainda os professores para as salas de aula.

O projeto é executado na cidade de Nova Mutum/MT pela Associação Cultural de Nova Mutum (Escola de Música Orquestra Jovem de Nova Mutum), e faz parte dos apoiados pelo Edital Fundo Nossa Parte Pelo Todo 2021.