IBRF

Parceria que deu certo: aumento da demanda por formação profissional atendida por ampliação de projeto

  • Publicado em: 09 de agosto de 2022
  • Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
Projeto Prefeitura de Lajeado

Imagem 1: alunos em aula no Projeto espaço feliz

Iniciativa única na região de Tatuí/SP, o projeto “Espaço Feliz” trabalha desde 2003 com a formação para o mundo do trabalho, seguindo o programa do exigido pelo Ministério do Trabalho. Seu público são jovens indicados pelo CRAS e CREAS, que não possuíam oportunidades formativas para seu desenvolvimento profissional.

A capacitação é realizada pelo Lar Donato Flores, fundado em 1961, e que possui três serviços voltados para crianças e adolescentes: o de convivência e fortalecimento de vínculos, para participantes de 10 a 14 anos, e que conta com atividades culturais e esportivas (coral, dança, judô, artesanato e cidadania). O Serviço de Convivência e Formação para o mundo do trabalho, voltado para participantes a partir de 15 anos e com atividades de Inclusão digital, Rotinas Administrativas, Comunicação, Raciocínio lógico e matemático e Cidadania. E o de Socioaprendizagem (programa aprendiz), realizado em parceria com várias empresas da cidade, e que engloba o projeto de formação para o mundo do trabalho.

Projeto Prefeitura de Lajeado

De acordo com a responsável Ana Feltrin, antes do apoio do Instituto BRF, a sala usada para as aulas continha apenas equipamentos antigos, que por vezes, não tinham critérios mínimos para a instalação de programas importantes para a aprendizagem dos participantes.

Por conta da melhora dos equipamentos, do projeto, Ana aponta que identificam o aumento da demanda pelo curso, que pôde ser incorporada pela criação da segunda sala de informática, estruturada também com apoio do IBRF.

Imagem 2: alunos em aula no Projeto espaço feliz