IBRF

Indústria 4.0 para o fortalecimento da economia solidária e agricultura familiar

  • Publicado em: 14 de fevereiro de 2023
  • Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
Ação agricultura

Imagem 1: agricultura familiar

O projeto “Soluções Inovadoras: indústria 4.0 e ferramentas de planejamento e controle da produção para empreendimentos da economia solidária e agricultura familiar”, realizado pelo Rotary Club de Dourados Caiuás, tem como objetivo ajudar pequenos agricultores, cooperativas, associações e grupos de economia solidária a comercializar seus produtos por meio do uso do e-commerce e de software de controle de produção.

Ação agricultura

A ideia surgiu a partir de um projeto de extensão na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2020, que tinha por objetivo elaborar o protótipo de um aplicativo e-commerce de maneira a favorecer esses produtores. A principal motivação foi o grande consumo de produtos comprados pela internet, em especial durante a pandemia. Assim, a ideia era possibilitar esse tipo de comercialização a estes pequenos produtores.

Como resultado, a iniciativa tem aumentado a escala de venda, sendo um dos mecanismos para gerar mais renda e, por extensão, segurança alimentar, especialmente daqueles gêneros que não se consegue produzir, sendo fundamental para a solução para problemas das comunidades. Entre os beneficiados com a solução 4.0, estão, principalmente, indígenas Guarani, Kaiowá e Terena, a Cooperativa de Produtores Agroecológicos do Mato Grosso do Sul (que reúne agricultores de assentamentos rurais, pequenos agricultores familiares, quilombolas e indígenas), Movimento de Mulheres da Economia Solidária e Viveiro Municipal da Prefeitura de Dourados.

Graças ao auxílio prestado pelo Instituto BRF por meio do edital “Edital Nossa Parte Pelo Todo 2021", o projeto pôde ser viabilizado. O patrocínio contribuiu decisivamente para custear uma estagiária para realizar a comunicação da comercialização semanal e alimentar a plataforma de e-commerce, o que permitiu uma experiência concreta de comercialização. Ainda, possibilitou a operacionalização de diversos processos para que o projeto pudesse ser adequadamente implementado.

Imagem 2: agricultura familiar