Imagem 1: apresentação PalhaçAs sem Fronteiras
O programa “PalhaçAs sem Fronteiras” tem como objetivo fortalecer a autoestima para mulheres em situação de violência, encontrando nas artes um caminho de expressão e promoção dos direitos humanos. O projeto atua por meio de apresentações, rodas de diálogo em escolas e centros de referência e acolhida para essas mulheres.
A iniciativa é um dos projetos financiados pelo Instituto BRF por meio do edital “Edital Nossa Parte Pelo Todo 2021". Graças ao financiamento, o programa foi capilarizado, sendo realizado no município de Vitória de Santo Antão em Pernambuco. Foram 8 apresentações em escolas, 8 rodas de conversa e 1 oficina de liderança criativa para profissionais que lidam diretamente e indiretamente com mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade e/ou violência. No total foram 700 pessoas beneficiadas diretamente pelo projeto.
No espetáculo o público se mostrou bastante participativo e aberto, tanto estudantes quanto funcionários das escolas. As rodas de conversa tiveram uma grande relevância, pois como relatado no cotidiano delas, poucas vezes tiveram oportunidade de dialogar e refletir sobre a temática da Violência Contra a Mulheres. Notava-se que os participantes estavam vivendo tudo com bastante entrega, diversão e emoção. As pessoas relataram que se sentiram tocadas com alguns exercícios, e que levariam para seu dia a dia.