IBRF

Acolhimento, estratégia terapêutica e educação nutricional no Instituto de Tecnologia da UFRRJ

  • Publicado em: 19 de janeiro de 2023
  • Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
Ação Moradia

Imagem 1: homens preparando a terra da horta para mais plantio

O projeto “ΣM - Baixada” tem como objetivo realizar ações de acolhimento, de estratégia terapêutica e de educação nutricional para o enfrentamento aos efeitos negativos decorrente da pandemia de COVID-19. Os beneficiados são discentes, docentes, técnicos administrativos e terceirizados que desenvolvem atividades no Instituto de Tecnologia da UFRRJ, além de discentes e docentes da Educação Básica de Seropédica, impactando direta e indiretamente em cerca de 2 mil pessoas.

Ação Moradia

Dentre as atividades, houve a implementação de uma horta de pequeno porte, com 4 canteiros convencionais para o cultivo de flores, hortaliças, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), entre outros alimentos. Sua realização é parte de uma estratégia terapêutica e educação nutricional para os participantes, e contou com o apoio de 3 bolsistas de graduação, selecionados por critérios socioeconômicos. Esta iniciativa, especificamente, atendeu mais de 15 alunos da rede pública de educação básica e ofereceu mais de 8 horas de atividades na universidade e em escolas.

Contemplado pelo Instituto BRF por meio do edital “Edital Nossa Parte Pelo Todo 2021", o projeto recebeu um patrocínio fundamental para sua execução. Dentre os investimentos realizados, houve a aquisição do material de implementação da horta, aquisição de matéria-prima para execução das oficinas culinárias, pagamento de bolsa de extensão para os estudantes vinculados à proposta e divulgação das ações por diferentes canais de comunicação.

Imagem 2: jovens plantando verduras e plantas na horta