IBRF

Projeto promove saúde integral em Dourados

  • Publicado em: 19 de janeiro de 2023
  • Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
Ação Moradia

Imagem 1: mães e responsáveis pelos alunos atendidos na oficina de crochê e tricô

O Projeto “Mais Saúde”, da Prefeitura Municipal de Dourados/MT, identificou a necessidade de promover ações para melhorar a saúde de pessoas portadoras ou em risco de diabetes, hipertensão, sobrepeso e obesidade. Para isso, ela realiza a iniciativa “Academia da saúde”, que contempla uma série de atendimentos e atividades, realizadas em três Unidades de Saúde do município.

Ação Moradia

A proposta é promover a saúde por meio da realização de práticas corporais; práticas integrativas e complementares, além de aconselhamento nutricional, oficinas de artesanato, de promoção à saúde. Também contempla atendimento especializado, como fisioterapia para dor crônica, de serviço social, psicologia, nutrição e educação física. O projeto é voltado para moradores de Dourados, especificamente aqueles portadores ou em risco de diabetes, hipertensão, sobrepeso e obesidade. No total, já foram atendidas mais de 500 pessoas.

A iniciativa foi contemplada pelo Instituto BRF por meio do edital “Edital Nossa Parte Pelo Todo 2021". Com este apoio, puderam qualificar todas as ações, como comprar equipamentos de escritório para organizar o espaço físico das atividades, equipamentos para a realização das atividades físicas individuais e coletivas, dentre outros. Segundo relatado pela equipe, o impacto do financiamento foi muito significativo, tendo em vista que o acesso a alguns destes equipamentos era escasso pelo serviço de saúde da cidade.

Imagem 2: exposição de peças produzidas pelas mães da oficina de crochê e tricô