IBRF

Apoio e acolhimento: brinquedoteca nas unidades de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social

  • Publicado em: 11 de janeiro de 2023
  • Tempo de Leitura: 4 minuto(s)
Ação Moradia

Imagem 1: crianças brincando de lego

A iniciativa de implantação de brinquedotecas nas unidades de atendimento, realizado no município de Vitória do Santo Antão (PE), tem como objetivo atender os filhos e filhas das mulheres em situação de vulnerabilidade. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM)/Casa Lisbela, ao identificar que grande parte das mulheres em vulnerabilidade atendidas vinham acompanhadas de seus filhos e filhas, idealizou um espaço que pudesse acolher essas crianças.

Ação Moradia

O objetivo é ser um ambiente lúdico, como ferramentas de aprendizagem e cuidado, uma vez que essas crianças também sofrem as consequências da situação da mãe. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Vitória de Santo Antão, além de implementar a brinquedoteca no CEAM/Casa Lisbela, que atua no acolhimento destas mulheres, também teve sua instalação em outros equipamentos públicos, como Policlínica da Criança, CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e na SubPrefeitura do bairro de Pirituba. De agosto a dezembro de 2022, o projeto acolheu um total de 3.482 crianças.

O projeto foi contemplado pelo Instituto BRF por meio do edital “Edital Nossa Parte Pelo Todo 2021". O financiamento possibilitou a concretização do projeto de forma integral, uma vez que custeou a instalação dessas bibliotecas nas unidades. Por sua vez, esse equipamento teve um papel fundamental no atendimento destas mulheres e de seus filhos e filhas, proporcionando um espaço de cuidado para as mães e para as crianças.

Imagem 2: criança aprendendo o alfabeto de forma didática